domingo, 26 de junho de 2016

Como mudar a cara da sua academia - #introdução

Empreender no mercado de academias inicialmente era muito focado em um propósito - trazer mais pessoas para uma vida saudável através do exercício. Muitos tiveram sucesso nessa missão. Muitos. Mas com o passar dos anos até o momento atual, muita coisa mudou, principalmente em como ter um negócio que sustente o empreendedor em alcançar esse resultado que de muda de forma tão impactante a vida das pessoas? Ter conhecimento técnico não é mais garantia que se você empreender no mercado de Fitness encontre o sucesso.
Venho comentado com muitos donos de academias e esse assunto vem sendo um dos assuntos mais discutidos entre os donos, gestores e consultores: a necessidade urgente das academias terem planejamento - estratégico, operacional, marketing e financeiro.

Percebi essa carência quando iniciei meu trabalho visitando academias, apresentando o GymPass e imediatamente observei que os donos não entendiam como o meu produto poderia ajudá-los. Eu os questionava sobre o que eles faziam de marketing e como planejavam essas ações para obter mais clientes. Nenhum realizava o mínimo de planejamento em nenhuma das áreas. Nesta época eu estava fazendo pós-graduação na Gama Filho, atual Estácio de Sá. Meu curso era todo voltado para planejamento estratégico, uma necessidade que a instituição encontrou em seus clientes que na maioria, donos de academias que buscavam o curso para reestruturar seus negócios. Infelizmente não encontrei nenhum deles em minhas visitas de trabalho.


Estamos em 2012, ano onde o Facebook começava a ser mais presente na vida das pessoas. Ter um smartphone ainda era caro, os tablets eram o grande objeto de desejo das pessoas e WiFi era raro. Falar pelo WhatsApp não era o principal canal de comunicação das pessoas e Instagram, Youtube e os famosos Blogueiros, Instagramers e Youtubers não existiam. Entenda como o mundo e nossas vidas mudou até hoje. E as academias até hoje não oferecem WiFi para seus clientes.



As mudanças vão além da aparência! E tem que ser muito mais que aparentes. Elas devem ser profundas ao ponto de mudar um comportamento.

Eu estava mergulhando em um conhecimento tão encantador, fascinante e poderoso que juntei a necessidade de montar montar um business plan (o TCC da pós era montar uma empresa) e a miha paixão por automobilismo. Criei uma marca para licenciar os produtos de equipes e pilotos da Stock Car. Não vou dar mais detalhes porque esse plano está guardado e um dia ele sairá do papel.


Durante a montagem do meu business plan (plano de negócios) as ideias burbulhavam em minha cabeça e fui buscar na USP o apoio para desenvolver as minhas ideias. Encontrei acolhida no GEPAE (Grupo de Estudos em Administração Esportiva), liderado pela Dra. Flavia Bastos. Após algumas reuniões e meses de debate sobre o modelo ideal, disparamos a primeira pesquisa para levantar se as academias sabiam como montar, se elas montavam e se dedicavam orçamento para Marketing. Eu já sabia que não e os resultados quantificaram o tamanho da necessidade do mercado em saber como se orientar durante o ano com as suas demandas e ofertas. Como contrapartida para a resposta da pesquisa as academias recebiam o MMA - Manual de Marketing para Academias.

Foram alguns meses escrevendo esse material. E cada vez que abro o arquivo para revisão me apaixono ainda mais pelo assunto e encontrei um propósito para eu continuar os meus estudos.


A missão é encontrar o conhecimento necessário para ajudar os donos de academias montar seus planejamentos, inicialmente focando no planejamento de marketing.

Espero simplificar essa tarefa é torná-la muito prazerosa, afinal é investimento dedicado ao seu sonho, ao seu projeto profissional e vê-lo pronto será uma grande realização.

Quero contar com o feedback e comentários de todos, assim construímos juntos esse conhecimento.

Planejar não é privilégio das grandes empresas. Planejar é uma obrigação de todo empreendedor, assim como montar treino e aula é uma tarefa diária dos professores.

Vamos juntos iniciar essa grande missão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário